Maconha vs esportes
- pompeifit
- 11 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2020

Embora proibida no Brasil, é fato que muita gente utiliza a droga regularmente, e aí surge a questão: a maconha pode prejudicar a performance de um atleta? No caso dos marombas: “A maconha vai prejudicar meus ganhos?”
Começando pela notícia ruim. Existem vários estudos que mostram que usuários frequentes de maconha têm sintomas que não combinam muito com a prática de esportes – a diminuição do tempo de reação (reflexos), por exemplo. Um estudo realizado em Harvard também comprovou que, no longo prazo, o THC afeta a forma, a densidade e o volume das amídalas e de algumas áreas do cérebro que controlam de emoções à motivação.
No caso da musculação, há sintomas que afetam diretamente a prática do esporte. O uso regular da droga diminui a força e a explosão musculares, dificulta a comunicação entre cérebro e músculos e reduz a coordenação motora. Além disso, como a droga em geral é fumada, afeta a saúde do sistema respiratório, fazendo com que o usuário tenha menos resistência e capacidade pulmonar.
E os benefícios? Entre os milhares de estudos realizados sobre o uso de maconha, o fato é que não existe uma única pesquisa que aponte benefícios diretos do consumo da droga por atletas. Os benefícios da maconha são principalmente terapêuticos. Nesse sentido, é normal que atletas usem para combater a ansiedade, dores, stress e como um calmante/relaxante.
Um ponto relacionado que muito maromba pode achar benéfico é o aumento do apetite (famosa larica), o que facilitaria fazer todas as refeições num período de ganho de peso. Também há relatos de praticantes de musculação que usam a droga como pré-treino, alegando que melhora a concentração.
Concluindo: o uso da maconha (de forma não medicinal) não pode ser relacionado com benefícios diretos para atletas, embora seu uso ocasional não vá te trazer grandes prejuízos. Se você é um usuário frequente e deseja levar o esporte a um alto nível, talvez deva rever esse hábito.
Se gostou, deixe seu ❤, e fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários!
Comments